f Portal BSD: Satélite - TV Digital - IPTV - 3DTV - LNBF banda C, Ku e Ka: comentários em geral

SatClube Fórum Patrocinado Por

Você está no fórum Satélite
Apoie-nos!!!

Doe mais que seu tempo e ajude o PORTAL BSD a se manter em atividade. Aqui, compartilhamos o conhecimento, mas precisamos dividir, igualmente, os custos do site.

CLIQUE AQUI e saiba mais detalhes de como nos ajudar.

Responder tópico
LNBF banda C, Ku e Ka: comentários em geral
Pág. Anterior  1, 2, 3 ... , 60, 61, 62  Próximo

FagnerMoura
Diadema - SP
Mensagem: #1201
10/04/2019, 16:30

Estava calculando superficialmente o quanto sairia fazer uma plantação de antenas, usando fibra para Banda C a partir de 2,20m e antenas de Banda Ku com 90 cm, englobando pelo menos 16 satélites. Essa brincadeira sairia por volta de 30 mil reais.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #1202
10/04/2019, 19:02
Colaborador Canais

FagnerMoura escreveu:
Estava calculando superficialmente o quanto sairia fazer uma plantação de antenas, usando fibra para Banda C a partir de 2,20m e antenas de Banda Ku com 90 cm, englobando pelo menos 16 satélites. Essa brincadeira sairia por volta de 30 mil reais.

Mas uma rastreável de fibra de uns 2,60m e uma rastreável ku de 90cm sairia por menos de 1/4 deste valor e cobriria pelo menos o dobro de satélites, sem falar na área/espaço necessário para instalação, que é mínima comparada à área de uma "plantação" de várias antenas...

oz.2001
Delfinópolis - Minas Gerais
br.gif
Mensagem: #1203
06/09/2019, 09:38

Existe LNBF de 3.4G a 4.8G para colocar no C1 e que não seja tão caro?

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #1204
06/09/2019, 14:56

oz.2001 escreveu:

Sim, apareceu no Brasil e no E-Shop do Crispim aqui do BSD. Todavia não precisa a partir de 3,4GHz. É de 3,6 a 4,8GHz e pelo que me lembro não é caro atualmente.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #1205
06/09/2019, 15:19
Colaborador Canais

oz.2001 escreveu:

Acredito que não exista deste tipo no mercado porque de 3,4GHz à 4,8GHz que vc citou, dá uma faixa com largura de 1,4GHz , enquanto nossos receptores só conseguem sintonizar uma faixa de 1,2GHz (chamada banda L, que vai de 950MHz a 2150MHz, ou seja, 0,95GHz à 2,15GHz) então seria um LNBF não compatível com a faixa de sintonia dos receptores domésticos. A menos que usasse dois osciladores locais distintos, chaveáveis (como acontece com a banda ku que tem um LO=9750 e outro LO=10600 para cobrir uma faixa de 2GHz que vai de 10,7 a 12,7GHz) mas ainda assim o software dos receptores teriam que passar por modificações para incluir mais este LNBF banda C, com faixa tão larga, como mais uma opção no seu menu de configuração do LNBF, para funcionar corretamente.

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #1206
07/09/2019, 09:04

J. Roger escreveu:
oz.2001 escreveu:

Acredito que não exista deste tipo no mercado porque de 3,4GHz à 4,8GHz que vc citou, dá uma faixa com largura de 1,4GHz , enquanto nossos receptores só conseguem sintonizar uma faixa de 1,2GHz (chamada banda L, que vai de 950MHz a 2150MHz, ou seja, 0,95GHz à 2,15GHz) então seria um LNBF não compatível com a faixa de sintonia dos receptores domésticos. A menos que usasse dois osciladores locais distintos, chaveáveis (como acontece com a banda ku que tem um LO=9750 e outro LO=10600 para cobrir uma faixa de 2GHz que vai de 10,7 a 12,7GHz) mas ainda assim o software dos receptores teriam que passar por modificações para incluir mais este LNBF banda C, com faixa tão larga, como mais uma opção no seu menu de configuração do LNBF, para funcionar corretamente.

No E Shop Crispim tem um de 3,6 a 4,8, todavia como voce mencionou, há a questão dos receptores.

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #1207
07/09/2019, 09:08

Correção : No E Shop Crispim menciona ALIMENTADOR e não LNB, de 3,6 a 4,8. E o preço é fora de questão para uso domestico, 1.383,00.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #1208
07/09/2019, 19:11
Colaborador Canais

HeitorPosada escreveu:
J. Roger escreveu:
oz.2001 escreveu:

No E Shop Crispim tem um de 3,6 a 4,8, todavia como voce mencionou, há a questão dos receptores.

HeitorPosada escreveu:
Correção : No E Shop Crispim menciona ALIMENTADOR e não LNB, de 3,6 a 4,8. E o preço é fora de questão para uso domestico, 1.383,00.

Realmente, para um LNBF com faixa de frequência tão larga, o ideal seria ter dois osciladores locais (LO) diferentes, como acontece num multiponto por exemplo, que usa 5150/5750 e circuitos especiais para compensar as perdas nos extremos da faixa, e ainda necessitaria de modificação no software do receptor para incluir sua própria opção de seleção no menu do aparelho, para diferenciá-lo de um multiponto, para o correto funcionamento, caso contrário, o receptor iria mostrar as frequências todas com erro.

Já quanto ao alimentador, este é um elemento passivo (como um guia de ondas) e no caso de usar um mesmo modelo para uma faixa de frequências tão ampla (de 3,6 a 4,8GHz) ainda é possível sem causar erros de frequência no receptor, sendo que o maior problema é que haverá perdas nos extremos da faixa(se for projetado para uma frequência média) ou nas frequências altas, devido as dimensões internas que deve ser menor em frequências elevadas. Prova disto é que o LNBF específico para banda C "alta" (de 4,5 a 4,8GHz) é mais estreito(diâmetro menor) que o LNBF normal, para diminuir as perdas, necessitando de uma pequena adaptação para correta fixação no disco, no momento da instalação, ou uso de um disco específico prá ele, com menor diâmetro do seu orifício interno, onde encaixa o LNBF.

As diferenças para os componentes (principalmente LNBFs) para frequências diferentes do "padrão" que se popularizou (3,7 a 4,2GHz), geralmente implicam em custos mais altos, o que inviabiliza o lançamento de muitos destes acessórios para o mercado doméstico, mas geralmente sempre há opções para o mercado profissional, porém, com custos muito elevados, só viável para fins profissionais.

Francisco Crispim
Itajaí - SC
br.gif
Mensagem: #1209
08/09/2019, 08:46
Administrador

oz.2001 escreveu:

Pelos custos dos Profi importados, vale adquirir um LNBF AP30 de 4,5 a 4,8 Ghzz na faixa de ~ R$ 109,00 e mais uma antena igual ou maior que 180 cm, terá menor custos.

Assim que a maioria estão fazendo para o Satélite Eutelsat 65,1 , Amazonas e SES 6 da Banda C Apêndice.

Veja o LNBF Ap30 no E-shop Satelite.

Abs.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário Visitar o website do usuário MSN Messenger

oz.2001
br.gif
Mensagem: #1210
09/09/2019, 10:40

R$ 1.383,00 é muito para mim, kkkkk

Como disse o Crispim, é mais barato então, ter mais uma antena
de 2,00m com LNBF 4,5 a 4,8 só para o Euteusat 65
O problema é espaço fisico para colocar + 01 antena.

No C1 eu já tenho com LBNF de 3,4 a 4,2 de de carona com Intel 21 .

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #1211
09/09/2019, 11:29
Colaborador Canais

oz.2001 escreveu:

Nem precisa ser de 2,0m porque os sinais do Eutelsat65 são bons.
Acredito que com uma antena de 1,5m fechada(chapa) e um LNBF específico de 4,5@4,8GHz você já consiga todos os canais, e ainda pode aproveitar para instalar caronas para banda ku porque antena de chapa(mesmo sendo focal-point) é muito boa na banda ku, coisa que não dá prá fazer na antena telada. Só não dá prá pôr o SES10_Ku porque do 67W ao 65W são apenas 2 graus então não dá espaço suficiente para um ajuste perfeito.

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #1212
09/09/2019, 13:21

J. Roger escreveu:
oz.2001 escreveu:

Acredito que com uma antena de 1,5m fechada(chapa) e um LNBF específico de 4,5@4,8GHz você já consiga todos os canais, e ainda pode aproveitar para instalar caronas para banda ku porque antena de chapa(mesmo sendo focal-point) é muito boa na banda ku, coisa que não dá prá fazer na antena telada. Só não dá prá pôr o SES10_Ku porque do 67W ao 65W são apenas 2 graus então não dá espaço suficiente para um ajuste perfeito.

Devido ao fortissimo sinal do SES 10, deve dar para " pesca-lo " na mesma antena de chapa 1,5m. Aqui, para pegar o sinal fraco da AASP Ku no Eut 65, recebo forçadamente os sinais do SES10, isto em antena de 60cm
. No ajuste fino maximo para a AASP, ainda entra razoavelmente o MUX SES do SES10.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #1213
09/09/2019, 15:09
Colaborador Canais

HeitorPosada escreveu:
J. Roger escreveu:
oz.2001 escreveu:

Devido ao fortissimo sinal do SES 10, deve dar para " pesca-lo " na mesma antena de chapa 1,5m. Aqui, para pegar o sinal fraco da AASP Ku no Eut 65, recebo forçadamente os sinais do SES10, isto em antena de 60cm
. No ajuste fino maximo para a AASP, ainda entra razoavelmente o MUX SES do SES10.

Talvez, dependendo do tamanho do disco, e usando LNBF ku do tipo focal-point adaptado(do tipo "pescoço fino" e sem o cone) se consiga posicioná-lo bem "coladinho" no LNBF central (a ponto de se aproximar da posição ideal) mas é quase certo que vai precisar cortar o disco prá conseguir isto, e o ajuste vai ficar limitado, porém, como os sinais são fortes, pode-se conseguir algum resultado positivo. Mas as dificuldades e as limitações serão maiores que numa montagem convencional, quando se tem o devido espaço para os ajustes.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #1214
09/09/2019, 15:15
Colaborador Canais

oz.2001 escreveu:

Mas a questão no momento nem é o preço, pois estes "R$1.383,00" são do Iluminador(que sozinho não resolve o problema), enquanto o LNBF com a faixa larga que vc citou(3,4@4,8GHz) NÃO tem disponibilidade, por isto, a opção continua sendo mesmo o tipo de 4,5@4,8GHz citado pelo Crispim, e uma antena separada para Eutelsat65W.

oz.2001
br.gif
Mensagem: #1215
09/09/2019, 22:15

J. Roger escreveu:
oz.2001 escreveu:

Mas a questão no momento nem é o preço, pois estes "R$1.383,00" são do Iluminador(que sozinho não resolve o problema), enquanto o LNBF com a faixa larga que vc citou(3,4@4,8GHz) NÃO tem disponibilidade, por isto, a opção continua sendo mesmo o tipo de 4,5@4,8GHz citado pelo Crispim, e uma antena separada para Eutelsat65W.

Vixi, agora lascou tudo mesmo. Eu ví a foto e não tinha notado que era só o iluminador, achei que era o lnbf completo. Mas muito estranho esse iluminador, meio diferente. Vou dar uma mexida aqui nas minhas antenas e vou adquirir esse lnbf de 4,5 a 4,7 mesmo. daqui a uns 3 meses.
Bem, vou ter duas antenas:
C3 + [C2] + ? e
I21 + ?
a interrogação é : qual satelite ficaria melhor? E65 ou C1?

luisduarteminuzzo
VACARIA - RS
Mensagem: #1216
13/09/2019, 10:04

Existe lnb ku circular, tenho o TupacKatari uso lnb universal, consigo todos os canais abertos, só não sintonizo a tp 12.544 R 30.000, que é circular, tem algum macete para sintonizar?

luisduarteminuzzo
VACARIA - RS
Mensagem: #1217
13/09/2019, 10:06

Existe lnb ku circular, tenho o TupacKatari uso lnb universal, consigo todos os canais abertos, só não sintonizo a tp 12.544 R 30.000, que é circular, tem algum macete para sintonizar?

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #1218
13/09/2019, 17:22

Não é usual Circular em Ku. Já houve há muitos anos.

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #1219
13/09/2019, 21:00

Esse sat. boliviano cobre em Ku poucas regiões do Brasil e algumas delas com antenas bem maiores do que 90cm. Sua polarização é só Linear. Acho que quem usou Ku Circular foi a Direct Tv.

HeitorPosada
Araruama - RJ
br.gif
Mensagem: #1220
13/09/2019, 21:05

oz.2001 escreveu:
J. Roger escreveu:
oz.2001 escreveu:

Vixi, agora lascou tudo mesmo. Eu ví a foto e não tinha notado que era só o iluminador, achei que era o lnbf completo. Mas muito estranho esse iluminador, meio diferente. Vou dar uma mexida aqui nas minhas antenas e vou adquirir esse lnbf de 4,5 a 4,7 mesmo. daqui a uns 3 meses.
Bem, vou ter duas antenas:
C3 + [C2] + ? e
I21 + ?
a interrogação é : qual satelite ficaria melhor? E65 ou C1?

Atualmente o C1 é melhor em canais e continua com sinais fortes.

Página 61 de 62 Pág. Anterior  1, 2, 3 ... , 60, 61, 62  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • VCFAZ
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br