f Portal BSD: Satélite - TV Digital - IPTV - 3DTV - Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku

Você está no fórum Satélite

Responder tópico
Antenas motorizadas rastreável para Banda C e Ku
Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 27, 28, 29, 30  Próximo

IgorSl
São Luís - Maranhão
br.gif
Mensagem: #541
12/08/2019, 21:31

Bruno Caputo escreveu:

Clique PLAY para assistir ao vídeo

Muito bom Bruno, compartilhar seu conhecimento em antena rastreável ao fórum, parabéns.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

JAGUARIENSE
Garibaldi - RS
br.gif
Mensagem: #542
15/12/2019, 22:02

Consegui uma antena Santa Rita de 2,85m usada e estou fazendo uma base rastreável para instalar um motor caseiro nela

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=WBSlvj_ozXQ&t=53s [/youtube]

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário

Bruno Caputo
São João del-Rei - Minas Gerais
Mensagem: #543
16/12/2019, 09:58

Mestre José Parise! Excelente sua construção! Vou acompanhar a montagem. Abraços!

JAGUARIENSE escreveu:
Consegui uma antena Santa Rita de 2,85m usada e estou fazendo uma base rastreável para instalar um motor caseiro nela

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=WBSlvj_ozXQ&t=53s [/youtube]

JAGUARIENSE
Garibaldi - RS
br.gif
Mensagem: #544
19/12/2019, 14:43

ANTENA MOTORIZADA - PARTE 2

Antena montada e projeto funcionando...
[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=krWuIBHY_Fw [/youtube]

irballock
Jaraguá do Sul - Santa Catarina
Mensagem: #545
28/07/2020, 13:12

Pessoal, alguém sabe onde eu encontro um Motor DiseqC para antenas Ku?
Eu achei na Casas Bahia um Phatom ISO 9001 .... está barato, mas antes de comprar, gostaria de ver o que os colegas poderiam me comentar.
Sou de Jaraguá do Sul, SC

IgorSl
São Luís - Maranhão
br.gif
Mensagem: #546
28/07/2020, 13:47

irballock escreveu:
Pessoal, alguém sabe onde eu encontro um Motor DiseqC para antenas Ku?
Eu achei na Casas Bahia um Phatom ISO 9001 .... está barato, mas antes de comprar, gostaria de ver o que os colegas poderiam me comentar.
Sou de Jaraguá do Sul, SC

Tente na Usatel e E-Shop Satélite pode ser que encontre.

Enviar mensagem privada Responder com citação Exibir o perfil do usuário MSN Messenger

JAGUARIENSE
Garibaldi - RS
br.gif
Mensagem: #547
28/07/2020, 16:50

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=bcGW9Gv1gIU [/youtube] [/quote]

Acionador do motor funcionando...

!
Comunicado da Moderação:

Mesclado: 10/08/2020, 21:05 por Francisco Crispim
Do tópico (Satélite)

AFDutra
Brasilia - Distrito Federal
Mensagem: #548
10/08/2020, 18:16

Boa tarde,
Esta é a primeira participação neste fórum.
Tenho uma antena rastreável de chapa com 2 metros de diâmetro. Nela instalei três Lnbs: um para banda Ku linear, conjugado com banda C circular (comprei no e-shop satélite); outro para banda C linear. Movimenta a antena um braço atuador de 24 polegadas (comprei na Usatel) e o posicionado é o VBOX II (comprei na Usatel). O receptor é FTA Telesystem F21. A distribuição do sinal é via Disecq 1.2 com chave 4.1. Não sei usar o VBOX II e já pedi orientação ao Sr. José (Usatel), mas não foram esclarecidas minhas dúvidas. Uma delas é a fixação dos limites Leste/Oeste: o engenheiro da Telesystem me disse que devem ser fixados no receptor, mas o Sr. José (Usatel) diz que devem ser fixados no braço atuador. Não sei fazer isso no braço atuador. Outra dificuldade é salvar as posições de cada satélite. O receptor Telesystem grava a posição, mas nem sempre o VBOX II leva a antena à posição correta. Sei que há possibilidade de gravar a posição de cada satélite diretamente no VBOX II mas não sei como fazer isso.
Deveras, estou apanhando bastante e não consigo fazer funcionar bem o rastreamento automático dos satélites. A antena é grande e o posicionamento manual é inviável para mim.
Por isso faço estas perguntas e agradeço muitíssimo qualquer ajuda:
1. Como fixar os limites leste/oeste no braço atuador?
2. Como gravar a posição de cada satélite: no receptor Telesystem ou no VBOX II?
3. Como fazer os ajustes iniciais no VBOX II?
4. O sistema USALS (Disecq 1.3) funciona na banda C?
5. Alguém sabe como funciona o VBOX II vendido pela Usatel? (ele lembra uma tartaru-ga)

O sistema funcionou bem durante algum tempo com o posicionado fabricado pela Iberosat. Comprei em Portugal e um amigo trouxe para mim, mas ele apresenta ERR2 e não funciona mais. Por isto voltei a usar o VBOX II vendido pela Usatel.

Sei que escrevi muito, peço desculpas por isso e agradeço a quem me auxiliar.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #549
10/08/2020, 21:30
Colaborador Canais

AFDutra escreveu:
Boa tarde,
Esta é a primeira participação neste fórum.
Tenho uma antena rastreável de chapa com 2 metros de diâmetro. Nela instalei três Lnbs: um para banda Ku linear, conjugado com banda C circular (comprei no e-shop satélite); outro para banda C linear. Movimenta a antena um braço atuador de 24 polegadas (comprei na Usatel) e o posicionado é o VBOX II (comprei na Usatel). O receptor é FTA Telesystem F21. A distribuição do sinal é via Disecq 1.2 com chave 4.1. Não sei usar o VBOX II e já pedi orientação ao Sr. José (Usatel), mas não foram esclarecidas minhas dúvidas. Uma delas é a fixação dos limites Leste/Oeste: o engenheiro da Telesystem me disse que devem ser fixados no receptor, mas o Sr. José (Usatel) diz que devem ser fixados no braço atuador. Não sei fazer isso no braço atuador. Outra dificuldade é salvar as posições de cada satélite. O receptor Telesystem grava a posição, mas nem sempre o VBOX II leva a antena à posição correta. Sei que há possibilidade de gravar a posição de cada satélite diretamente no VBOX II mas não sei como fazer isso.
Deveras, estou apanhando bastante e não consigo fazer funcionar bem o rastreamento automático dos satélites. A antena é grande e o posicionamento manual é inviável para mim.
2. Como gravar a posição de cada satélite: no receptor Telesystem ou no VBOX II?
5. Alguém sabe como funciona o VBOX II vendido pela Usatel? (ele lembra uma tartaru-ga)

O sistema funcionou bem durante algum tempo com o posicionado fabricado pela Iberosat. Comprei em Portugal e um amigo trouxe para mim, mas ele apresenta ERR2 e não funciona mais. Por isto voltei a usar o VBOX II vendido pela Usatel.

Bem vindo amigo, ao fórum sobre antenas e satélites..
Como aficcionado em antenas rastreáveis, me sinto na obrigação de tentar auxiliar ao amigo, ainda que receioso de não conseguir responder a todos os seus questionamentos de forma imediata, mas prentendo iniciar esta sequência, que possivelmente será por etapas ...

Eu me dedico há alguns anos à montagem de antenas rastreáveis caseiras, e aprendí que os problemas relativos ao movimento mecânico (inclinação, azimute e abertura do arco) é muito mais frequente do que os problemas de comando relativo aos softwares.
Então, minha primeira dica é: tenha um comando manual para o acionamento do motor (basicamente leste e oeste) porque você poderá mover a antena conforme sua vontade, e confirmar se a antena alcança a posição desejada(determinado satélite) manualmente, e se o alcança manualmente, mas não o faz pelo software (ou pela controladora) o problema não é mecânico, e sim, de configuração do sistema...
Por outro lado, se vc tiver um problema de localização de satélites cuja causa é apontamento(azimute ou elevação) e não consegue tal satélite manualmente, então existe alguma alteração significativa, e neste caso nenhum software vai funcionar corretamente...

Então a dica básica é: consegue o satélite manualmente (virando a antena manualmente até aparecer o sinal desejado) ou o sinal está inacessível em todas as movimentações??? Antes de tentar corrigir problemas de posicionamento por software, deve corrigir problemas de posicionamento mecânico. Um depende do outro.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #550
11/08/2020, 09:06
Colaborador Canais

AFDutra escreveu:

1- Geralmente os limites do braço atuador são ajustados dentro do próprio corpo do atuador, naquele anel duplo, e dentado, onde são acionadas as micro-chaves de fim de curso. Fica sob a tampla plástica da caixa de redução, próximo ao conector do cabo que alimenta o motor e conecta o sensor de pulsos enviados do motor para a controladora.
2- Não possuo este receptor (Telesystem) nem o sistema VBox II, por isto não posso opinar neste ítem.
3- Ídem anterior.
4- O sistema Usals (comum nos motores para antenas Ku) se baseia em posição angular do eixo da antena. Para que este sistema seja usado na banda C, seria necessário um sistema especial de leitura do ângulo da antena, e por isto não se vê este sistema nos motores com braço atuador simples usados nos sistemas domésticos, apenas em sistemas profissionais.
5- Ídem ao ítem 2.

Normalmente, ao usar o sistema Diseq1.2, e durante a configuração, a maioria dos receptores tem o comando "gravar posição", que deve ser executado após encontrar o sinal manualmente usando os comandos "Leste" ou "Oeste" disponível no próprio menu do receptor ou no painel da controladora diseq, usados para mover a antena durante a busca manual.

irballock
Mensagem: #551
11/08/2020, 13:12

Boa tarde pessoal.

Comprei um posicionador de antena Audisat (Diseq/Usals) para antena Ku, chegou semana passada. Mandei fazer as cintas para prender a luva/prato no suporte do motor que é mais grosso.

Hoje listei em Excel para ter à mão o que eu teria de oportunidades. E vi que dos 44 satélites da lista do BrasilSat Digital, temos 24 satélites com pelo menos 1 CANAL KU FTA. Desdes 24 satélites, 12 são bem legais em número de canais.

Ao total, apenas em KU FTA, temos 444 canais sendo 217 canais de TV e 227 canais de áudio (incluindo o satélite 65.1 que tem os canais da BLU TV FTA).

Significa que ainda temos um bom UNIVERSO de possibilidades para explorar certo?

Acredito que até semana que vem eu terei tudo montado e poderei compartilhar aqui a experiência.

J. Roger
Varginha - MG
br.gif
Mensagem: #552
11/08/2020, 15:00
Colaborador Canais

irballock escreveu:
Boa tarde pessoal.

Comprei um posicionador de antena Audisat (Diseq/Usals) para antena Ku, chegou semana passada. Mandei fazer as cintas para prender a luva/prato no suporte do motor que é mais grosso.

Hoje listei em Excel para ter à mão o que eu teria de oportunidades. E vi que dos 44 satélites da lista do BrasilSat Digital, temos 24 satélites com pelo menos 1 CANAL KU FTA. Desdes 24 satélites, 12 são bem legais em número de canais.

Ao total, apenas em KU FTA, temos 444 canais sendo 217 canais de TV e 227 canais de áudio (incluindo o satélite 65.1 que tem os canais da BLU TV FTA).

Significa que ainda temos um bom UNIVERSO de possibilidades para explorar certo?

Acredito que até semana que vem eu terei tudo montado e poderei compartilhar aqui a experiência.

Parabéns pela aquisição e pela disposição de explorar a funcionalidade de uma rastreável. Uma antena que vale por muitas, sem ocupar grande espaço.

Eu estava com a minha offset ku rastreável desativada há mais de um ano(quando a desinstalei para uma reforma no telhado) e agora resolví reativá-la, apesar de já ter outras duas rastreáveis bandas C+ku, mas é bom ter uma referência de "tamanho padrão" para comparações, além de que, o sistema Usals (disponível somente na offset ku) é muito mais preciso e prático de utilizar.

irballock
Mensagem: #553
11/08/2020, 16:13

Rapaz, nem me fale. Quando em morava em CASA, eu tinha uma Brasiltat 4 metros telada com cabeçote rastreável. Depois disso, morando em apartamento, abandonei. Mas não aguentei mais, está no sangue.

Estou ansioso pelas duas cintas que mandei fazer para poder fixar o prato no motor/posicionador. Comprei da Usatel uma antena W3Sat de 0,90cm para poder curtir mais.

Ontem já instalei o suporte da antena em cima do prédio, usei nível, tudo 100% alinhado.

Estou é parecendo criança pequena, hehe. Pena que não vou conseguir os banda C, mas quem sabe futuramente eu me arrisque com uma antena maior lá em cima do prédio hehe.

J. Roger escreveu:
irballock escreveu:
Boa tarde pessoal.

Parabéns pela aquisição e pela disposição de explorar a funcionalidade de uma rastreável. Uma antena que vale por muitas, sem ocupar grande espaço.

Eu estava com a minha offset ku rastreável desativada há mais de um ano(quando a desinstalei para uma reforma no telhado) e agora resolví reativá-la, apesar de já ter outras duas rastreáveis bandas C+ku, mas é bom ter uma referência de "tamanho padrão" para comparações, além de que, o sistema Usals (disponível somente na offset ku) é muito mais preciso e prático de utilizar.

AFDutra
Mensagem: #554
13/08/2020, 22:26

Agradeço ao J. Rogério por ajudar. Não sei se esta mensagem chegará até ele, mas quero informar-lhe que consigo sintonizar desde.3W até 84W. Minha dificuldade é não conseguir gravar a posição de cada satélite sintonizado e não saber usar o VBOX II. Agradecerei a quem se dispuser a ajudar.
P.S. Tenho tentado enviar mensagens sem sucesso. Aparece esta mensagem: sessão inválida

Bruno Caputo
Mensagem: #555
14/08/2020, 09:09

AFDutra escreveu:
Agradeço ao J. Rogério por ajudar. Não sei se esta mensagem chegará até ele, mas quero informar-lhe que consigo sintonizar desde.3W até 84W. Minha dificuldade é não conseguir gravar a posição de cada satélite sintonizado e não saber usar o VBOX II. Agradecerei a quem se dispuser a ajudar.
P.S. Tenho tentado enviar mensagens sem sucesso. Aparece esta mensagem: sessão inválida

Bom dia! Uso o VBOX 2 em uma rastreável de 3,60. primeiramente, ele só funciona em diseqc 1.2. Não é compativel com usals. Voce já deve ter percebido que nos dois botões voce move a antena. se apertar os dois ao mesmo tempo, grava a posição da antena em alguma memória do VBOX. O problema é que nao me lembro como é o menu de rastreáveis do telesystem, eu tive, mas vendi há uns 6 anos, antes de instalar rastreável. mas basicamente, o que é comum a quase todos os receptores, é que voce acessa o menu de configuração de antenas ai voce pode mandar mover pelo proprio menu ou pelo VBOX. Eu particularmente prefiro ajustar a posição diretamente nos dois botões do VBOX. Aí depois que conseguiu o sinal, obrigatoriamente voce precisa ir no menu do receptor e mandar gravar ou salvar a posição. dica: depois que mandar salvar a posição, o VBOX pisca e indica qual o numero da memória. anote o numero e a memória usada. alguns receptores salvam dois sats na mesma memória e logicamente um dos dois sats ficará na posição incorreta. Por isso é interessante anotar em um papel. o VBOX tem 57 memórias.

Sobre limites. honestamente, não uso esse recurso nem no braço atuador e nem nas configurações. pego do 10E ao 117W, mas só consigo eles chegando bem nos limites do braço. se eu ativar limites, nao atinjo os dois sats extremos. Então, voce pode simplesmente não mandar a antena além do limite dela. e se chegou ao limite, não insista. retorne.

Sobre não voltar nas posições corretas, pode ser erro na gravação das posições ou alguma folga no sistema.

Fiz um video há algum tempo, está nesse tópico, algumas paginas atras. no final do vídeo mostro como configurei o VBOX. Dê uma olhada, talvez lhe ajude.

Outra coisa, o VBOX vem com o manual bem detalhado... mas em inglês. se não conseguir ler em ingles, talvez voce possa pedir alguém para traduzir, tem informações interessantes lá. Um abraço. boa sorte!

AFDutra
Mensagem: #556
24/08/2020, 20:29

Bruno Caputo escreveu:
AFDutra escreveu:

Bom dia! Uso o VBOX 2 em uma rastreável de 3,60. primeiramente, ele só funciona em diseqc 1.2. Não é compativel com usals. Voce já deve ter percebido que nos dois botões voce move a antena. se apertar os dois ao mesmo tempo, grava a posição da antena em alguma memória do VBOX. O problema é que nao me lembro como é o menu de rastreáveis do telesystem, eu tive, mas vendi há uns 6 anos, antes de instalar rastreável. mas basicamente, o que é comum a quase todos os receptores, é que voce acessa o menu de configuração de antenas ai voce pode mandar mover pelo proprio menu ou pelo VBOX. Eu particularmente prefiro ajustar a posição diretamente nos dois botões do VBOX. Aí depois que conseguiu o sinal, obrigatoriamente voce precisa ir no menu do receptor e mandar gravar ou salvar a posição. dica: depois que mandar salvar a posição, o VBOX pisca e indica qual o numero da memória. anote o numero e a memória usada. alguns receptores salvam dois sats na mesma memória e logicamente um dos dois sats ficará na posição incorreta. Por isso é interessante anotar em um papel. o VBOX tem 57 memórias.

Sobre limites. honestamente, não uso esse recurso nem no braço atuador e nem nas configurações. pego do 10E ao 117W, mas só consigo eles chegando bem nos limites do braço. se eu ativar limites, nao atinjo os dois sats extremos. Então, voce pode simplesmente não mandar a antena além do limite dela. e se chegou ao limite, não insista. retorne.

Sobre não voltar nas posições corretas, pode ser erro na gravação das posições ou alguma folga no sistema.

Fiz um video há algum tempo, está nesse tópico, algumas paginas atras. no final do vídeo mostro como configurei o VBOX. Dê uma olhada, talvez lhe ajude.

Outra coisa, o VBOX vem com o manual bem detalhado... mas em inglês. se não conseguir ler em ingles, talvez voce possa pedir alguém para traduzir, tem informações interessantes lá. Um abraço. boa sorte!

Agradeço, Bruno Caputo, foi esclarecedora a tua mensagem. Uma indagação: por quantos segundos devo pressionar os dois botões do VBOX II?

Mais uma vez, agradecido estou. Muito obrigado.

AFDutra
Mensagem: #557
24/08/2020, 21:11

Francisco Crispim escreveu:
renanmarcel - Alem do comando Usals, eles podem ser ajustados por posição x, via DiSEqC 1.2

Já tentou?

Outro detalhe importante --- com frequencia eles podem perder o ponto de referência, algum bug, e aqui também tenho 2 Motores HH90 80cm e HH100 90 cm as antenas.
Quando perdem a sintonia vou no comando Usal e mando ir a referencia.
Volta normal todos satélites programados.

Abraços.

Boa noite,

Esse negócio de ir à referência é um mistério para mim. Você pode oferecer mais esclarecimentos, Crispim?

Obrigado!

Bruno Caputo
Mensagem: #558
24/08/2020, 21:36

AFDutra escreveu:
Bruno Caputo escreveu:
AFDutra escreveu:

Agradeço, Bruno Caputo, foi esclarecedora a tua mensagem. Uma indagação: por quantos segundos devo pressionar os dois botões do VBOX II?

Mais uma vez, agradecido estou. Muito obrigado.

Boa noite. Para memorizar, o aperto dos dois botões por coisa de um segundo memoriza. (Se vc segurar os dois por 3 segundos, volta o aparelho ao modo de fabrica)

E respondendo sobre referencia. eu não uso isso. não achei necessario. Abraços!

jbrocha
Goiânia - Goiás
Mensagem: #559
28/08/2020, 09:08

Bom dia, alguém sabe o ganho de uma antena Santa Rita 2,85m? Obrigado.

irballock
Mensagem: #560
29/08/2020, 08:54

Bom dia pessoal.
Comprei uma antena de 90 cm da W3Sat na Usatel, e comprei um motor posicionador Diseqc/Usals Audisat AU-2000.
Inicialmente considerei ter achado o cinturão.
Mas na prática, do 70W até 3W peguei tudo e com sinal muito alto.
Do 70W até 117W, não consegui alguns como 71.8W, mas consegui 74W e 75W. POrém o 81W e 89W não consegui. O 113W pega fraco, o 117W pega sinal mas não chega a fazer LOCK.
Eu já li tanta coisa e acho que estou comendo bola por pouco. Alguém tem alguma contribuição?

Andei lendo algumas coisas agora e na minha lógica está me parecendo que só preciso girar ela à esquerda alguns poucos milímetros e com isso, talvez até elevar ela muito pouco também. Sinto que estou bem perto de acertar.

Página 28 de 30 Pág. Anterior  1, 2, 3 ... 27, 28, 29, 30  Próximo
As mensagens publicadas são de responsabilidade de seus autores

Publicidade

• E-Shop Satélite Crispim
  • VCFAZ
Desenvolvido por Danilo Rodrigues

BSD SHOP - Radio BSD - BSD TV
Contato - Atualizar Satélite - Atualizar Canais Terrestre
Fone: (11) 4526-6791 | E-mail: contato@portalbsd.com.br